Papel de parede: escolha o ideal para cada ambiente
Além de dar mais vida aos cômodos, alguns papéis de parede são capazes de dar a sensação de um ambiente mais amplo, aconchegante e intimista. Alguns papéis possuem não só beleza estética, mas funções acústicas e térmicas.
Tenha em mente que para aplicar o papel ideal em casa, tudo irá depender de qual é o seu objetivo. As opções ofertadas no mercado possuem diversas cores, texturas e desenhos. E cada um desses elementos pode deixar um ambiente menor, maior, claro ou escuro visualmente.
No entanto, se você ainda possui dúvidas de quais tipos de papéis são os mais recomendados para cada ambiente da sua casa, nosso blog te dá uma mãozinha!
-
Quarto
Os quartos oferecem uma grande vantagem em relação aos outros ambientes, pois geralmente são os cômodos menos úmidos da casa. Consequentemente, podem receber praticamente todos os tipos de material de papéis de parede. Uma exceção importante está nos quartos infantis. O papel ideal para este tipo de ambiente é o vinílico, o qual a lavagem é muito mais prática e acumula menos poeira que outros materiais.
-
Sala
Uma ótima maneira de tornar a decoração da sua sala de estar ou jantar ainda mais bela é a aplicação do papel em uma parede apenas. Esta ideia deixa um efeito visual menos pesado no ambiente. Você ainda pode combinar as cores com os outros elementos presentes no cômodo, como por exemplo, tapetes, cortinas e almofadas.
Se você prefere uma estética mais tradicional, escolha cores neutras para compor sua sala. Quanto a escolha do material, neste caso também é interessante optar pelo papel vinílico caso receba muitas visitas ou tenha animais de estimação.
-
Cozinha
É muito comum que as pessoas optem por não realizar a aplicação em todas as paredes, visto que a cozinha é um local que necessita de uma limpeza constante devido a gordura, etc.
A parede ideal para aplicação é onde você deseja transformar em ponto focal, já as demais é recomendável a aplicar o papel em meia parede apenas, de acordo com a altura dos armários e bancadas. Ao cozinhar, o vapor torna o ambiente mais úmido, portanto evite papéis de parede de celulose, pois são pouco resistentes a umidade.
-
Banheiro
Se você pretende aplicar o papel de parede no banheiro, saiba que é fundamental a escolha do material correto. Conforme falamos anteriormente, o papel vinílico acaba sendo o mais ideal para a maioria dos ambientes e no caso do banheiro não é diferente, visto que é um local onde predomina a umidade.
A vantagem é que no banheiro não costumamos colocar muitos objetos decorativos, o que pode ser suprido com o papel de parede.
-
Outros ambientes
Uma ideia bacana é aplicar o papel de parede em locais da casa que geralmente passam despercebidos. Corredores, varandas, paredes próximas a escadarias e até nos próprios degraus das escadas são bons exemplos.
Atenção
Cuidado para o papel de parede escolhido não se tornar um poluidor visual no ambiente. Uma boa dica é antes da compra e aplicação, observar os itens decorativos que já existem no local, cores, etc. Assim fica mais fácil escolher papeis de parede que não destoem muito da decoração de cada cômodo.
Quer conhecer mais dicas sobre decoração? É fácil! Clique aqui.