Dicas simples de como reparar seu imóvel para vender sem gastar muito
Quando nos referimos em valorizar um imóvel, pequenos reparos podem ser feitos para melhorar a sua aparência, o que aumentam as chances de venda, sem a necessidade de altos investimentos. Devemos sempre ter em mente que nem todos os compradores estão dispostos a encarar grandes reformas no apartamento recém comprado, o que pode acarretar a desistência do negócio.
Um imóvel recém reparado e em bom estado de conservação significa também a possibilidade de ter um aluguel competitivo e a garantia de que seu imóvel não ficará vazio por muito tempo. Quando nos referimos a “preparar o imóvel” não significa gastar horrores em reformas, pelo contrário, para vender um imóvel, faça reparos, não faça reformas grandes. Reparos são mais baratos, e deixarão seu imóvel mais perto da qualidade considerada ideal pelo consumidor. São os pequenos detalhes que impactarão a percepção do comprador.
Os tipos de reparos variam muito de um imóvel para outro. Porém, alguns pontos são mais comuns na hora de prepara-lo para a venda. Confira algumas dicas:
- Para vender, deixe o imóvel, de preferência, vazio. No caso do aluguel, o apartamento semi mobiliado é muito atrativo para pessoas que pretendem permanecer um tempo menor na cidade e não querem se preocupar com o transporte ou a compra dos móveis. Cozinha semi mobiliada e um guarda roupa no quarto são itens importantes, porém, sempre dê preferência para móveis em bom estado. Remova todo e qualquer mobiliário que possua cupim ou mofo.
- Reparos importantes: conserto de vazamentos, rachaduras e furos nas paredes ou forros. Paredes mofadas também precisam ser tratadas. Opte por cores neutras como bege, gelo ou branco nas paredes e no teto, pois elas dão a sensação de limpeza e amplitude nos ambientes.
- Pintura nova na parte interna vale a pena em dois casos: primeiro, para transmitir um ar de limpeza para o ambiente, uma pintura nova gera a sensação de um ambiente bem cuidado. Segundo, para apagar cores muito fortes, a cor influência muito no modo como agimos, e nem todos possuem os mesmos gostos. Opte por cores neutras como bege, gelo ou branco nas paredes e no teto para darem a sensação de amplitude dos ambientes, além de facilitar que o próximo proprietário aplique a cor que ele desejar após a compra.
- Parte elétrica: Criar novos pontos de tomada em imóveis mais antigos é um ponto chave. Troque todas as capas dos pontos e de interruptores, por acabamentos novos, e brancos de preferência, isso dará um ar de renovação incrível no seu imóvel. Coloque luminárias básicas e neutras com design minimalista.
- Piso: Caso haja carpet, remova-o e coloque um piso neutro como porcelanato ou laminados.
- Porcelanatos novos sempre dão um novo visual para o ambiente. Repense os azulejos antigos nas paredes, pisos arranhados e peças quebradas ou soltas. Não precisa ser o revestimento mais caro do mercado, basta ser uma opção de boa qualidade. Vale destacar que já existem revestimentos, como algumas opções de porcelanatos, que não necessitam a retirada do revestimento anterior para uma nova aplicação.
- Limpeza é muito importante. Não é porque o apartamento esteja desocupado que não precisa ser arejado e limpo frequentemente.
- No caso de residências como casas, vale a pena uma pintura externa e uma boa arrumada no jardim. Casas pichadas ou com capim crescendo não são bem vistos, transmitem um ar de abandono para casa e passam a sensação de estarem em uma região insegura.
Veja alguns exemplos de como um bom reparo pode mudar a sensação de um ambiente:
Apartamento antigo em Ponta Grossa, em uma região privilegiada e central. O imóvel ficou parado por muito tempo, sem ter muitas propostas para vendas. Com poucos reparos, foi possível dar uma nova cara para o apartamento:
Na sala principal de entrada, o ambiente possuía cores chamativas na parede e carpet. Hoje em dia, ter carpet em áreas comuns não é nada aconselhável, pelo contrário, repele com facilidade os compradores. O estado do carpet é decisivo, bem como a cor dele também. Preferimos fazer a retirada dele e colocar em todo o apartamento (exceto áreas molhadas) um piso laminado com bom custo benefício. Nas paredes, pintamos com cores neutras e arrumamos as pequenas infiltrações que possuíam perto da janela. É muito comum apartamentos antigos precisarem deste tipo de reparo. Apenas um vedamento com silicone, ou ajustar a janela já é o suficiente. Fizemos novos pontos de tomada no ambiente, prevendo diferentes utilidades do novo proprietário e trocamos todas as tomadas já existentes por acabamentos mais novos (não esqueça do interruptor, ele também precisa de um novo acabamento). Retiramos a persiana antiga e no lugar, colocamos uma cortina branca neutra que atendesse toda a altura da parede onde a janela está.
Nos banheiros, a existência de acabamentos antigos, bem como louças e metais remetia a um ar pesado para o ambiente e cheio de informações. Para dar uma leveza, optamos em revestir, por cima dos azulejos existentes e do piso (neste caso, não existia vazamentos, nem azulejos soltos) com porcelanato de tamanho de 60x60cm neutro. Fizemos a paginação do piso seguindo para as paredes com o mesmo revestimento. Apenas onde existia o eixo do vaso sanitário e do chuveiro que fizemos um detalhe com outro revestimento. Gosto de fazer isso, para eventuais vazamentos para não ser necessário a troca, às vezes, do revestimento inteiro do banheiro. Desta forma, troca-se apenas a faixa. Retiramos todas as louças e metais do banheiro, e no lugar do bidê deixamos um ponto previsto para a ducha higiênica. A bancada em pedra foi retirada e optamos em deixar sem, para que o futuro morador pudesse escolher da forma que preferisse. Foi realizado novos pontos de tomada e trocado o sistema de iluminação do banheiro. Houve vedação das janelas também.
Todos os cômodos deste apartamento passaram por reparos. Foi realizada pintura nova nas portas, novos pontos de tomada, bem como a troca das tomadas já existentes.
Na cozinha, retirado todos os móveis antigos, louças e metais. Todos os acabamentos foram trocados, ampliando o ambiente. Fizemos novos pontos de tomada e inserimos mais iluminação.
Na lavanderia, trocamos o tanque por um tanque novo de louça, e todos os revestimentos.
Solicite a um profissional uma avaliação do imóvel, assim como a viabilidade financeira dos reparos e possíveis regularizações do imóvel. Nem todo imóvel é um bom candidato para uma reforma. Não adianta fazer muito reparos se o preço do seu imóvel vai ultrapassar a faixa acima dos demais imóveis de sua metragem.
Arquiteta e Urbanista Duda Camilotti – dudacamilotti@gmail.com (47) 98858-8558