Atitudes sustentáveis: por que são importantes para nós?
Existem muitas formas de diminuir os danos causados ao nosso planeta. Conhecê-las e pratica-las é uma atitude benéfica e altruísta, visto que a Terra é o lar de todos nós.
Abordando a realidade
Infelizmente, nós seres humanos temos agido com descaso com o bem mais precioso que temos: o nosso planeta. E como já deveríamos prever que toda ação geraria consequências, cada dia que passa a Terra demonstra reações com mais evidência, por meio do derretimento das calotas polares, elevação dos mares, fenômenos metrológicos, etc.
Realmente demoramos muito para despertar em prol de soluções que prevenissem contra um futuro caótico, no entanto, ainda não é tarde demais para agir e amenizar os problemas, que nós mesmos causamos.
Hoje, as discussões sobre sustentabilidade estão presentes em todo o mundo, em escolas, empresas, organizações e nas grandes mídias. Até mesmo aqueles que não acreditam na existência do aquecimento global hão de convir que, ao menos os problemas ambientais são bastante reais.
Cada um de nós pode agir individualmente e de forma empática. Pensando no coletivo, e principalmente nas futuras gerações que aqui estarão. Sabe aquela velha história do “se cada um fizer sua parte teremos um mundo melhor.”? Não é mito, é realidade! Por isso, agora iremos falar sobre algumas atitudes sustentáveis que todos nós podemos praticar.
Evitar o desperdício de água
Mesmo sabendo que esse recurso não é eterno, ainda existem pessoas que desperdiçam a água desenfreadamente e diariamente. Controlar o consumo através de um tempo de banho razoável, fechar a torneira enquanto escova os dentes, consertar possíveis vazamentos e reaproveitar a água não potável para atividades como lavar o carro, irão evitar o desperdício e com certeza tornarão sua conta menos salgada.
Apagar a luz
Não há necessidade de manter a luz em um cômodo da casa onde não há alguém, portanto, sempre que for a última pessoa a sair, apague as luzes. Isso vale não somente para a sua residência, mas também para o ambiente de trabalho.
Reaproveitar papéis
Sempre que possível, utilize frente e verso das folhas, principalmente nas impressões, desde que não seja algum documento muito importante, é claro. Outra dica é com as folhas que restarem ou pequenos pedaços de papel, aproveitar para reutilizar como rascunhos e anotações. Além de poupar mais árvores, contribui na geração de menos lixo.
Descartar corretamente pilhas e baterias
Os componentes químicos presentes nas baterias e pilhas prejudicam e muito o meio ambiente quando descartados em lixos comuns. São facilmente encontrados em supermercados, universidades e em outros locais da cidade, pontos de coleta para o descarte correto desses objetos.
Pegar carona
O automóvel contribui para a emissão de dióxido de carbono e coloca em risco a saúde com a poluição da atmosfera. Todos nós, uma hora ou outra, dependemos de algum meio de transporte e dificilmente o coletivo possui boa qualidade. tornando cada vez mais expansivo o aumento da frota de veículos nas zonas urbanas. Diminuir ao menos o fluxo de carros nas ruas pode ser um grande passo para a diminuição dessa poluição. A maioria dos condutores leva somente um passageiro, portanto, pegar ou dar carona a alguém ajuda a diminuir a presença de pelo menos mais um carro no trânsito.
Comece hoje
As atitudes apresentadas aqui são simples, porém eficazes. Devemos a cada dia libertar-se da teoria e ir cada vez mais à prática. Ações como estas, são disseminadas nas escolas, tentando focar num futuro mais consciente. Cabe a nós propagarmos agora mais atitudes, pois está em nossas mãos a possibilidade de um mundo mais sustentável.