Dúvidas sobre financiamento imobiliário? Hora de esclarecer!
Na atualidade, o financiamento imobiliário é uma das formas mais comuns para se adquirir um imóvel. E para realizar o sonho da casa própria, o mercado oferece condições que facilitam o empréstimo de valores, podendo ser direto com os bancos ou construtoras.
Se você está prestes a comprar um imóvel por meio de financiamento, mas ainda tem algumas dúvidas, fique tranquilo, pois hoje nós iremos esclarecer! Confira abaixo algumas das perguntas mais frequentes.
O que preciso para financiar?
Ao financiar um imóvel ainda em construção diretamente com a construtora, saiba que as exigências são menores, necessitando os documentos principais, como RG, CPF, etc. Já no caso de financiamento com o banco, será um processo um pouco mais burocrático.
Você terá de estar com o “nome limpo”, comprovar rendimento adequado ao valor do crédito. Apresentar certidão de nascimento ou casamento, certidões de protestos, distribuidor judicial, imposto de renda e comprovante de residência. Fique atento, pois o valor da prestação não pode ultrapassar 30% do valor da renda líquida.
O prazo para pagamento do imóvel pode variar bastante, desde o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) para planos privados em que o prazo gira em torno de 120 meses até algumas outras linhas de financiamento bancário que podem chegar a 420 meses.
Em instituições financeiras, o crédito estará disponível somente após a análise para aprovação do crédito e a liberação do dinheiro acontece somente após 180 dias. Já com as construtoras, a liberação de crédito é imediata.
Qual é a melhor opção para financiamento?
O programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ é ideal para pessoas da classe média baixa ou de baixa renda. Já para famílias com rendimentos maiores e estabilidade no emprego, podem optar pelo financiamento com construtoras. No entanto, se você não tem pressa, outra opção é o consórcio.
Recentemente a Caixa anunciou mudanças positivas para financiamento. A cota que pode ser financiada nos imóveis usados passou de 60% para 70%. No caso das unidades novas, que valem mais de R$ 750 mil, a cota aumentou de 70% para 80%, através do SFI.
Quais os problemas ao financiar?
Quando se trata do contrato de financiamento direto com a construtora, é imprescindível observar atentamente as cláusulas para não se sentir lesado. Infelizmente, muitas construtoras procuram se beneficiar acrescentando taxas, comissões, juros indevidos, correções ilegais, etc. Já nos financiamentos bancários os problemas se resumem a falta de renda mínima e o nome limpo na praça.
O primeiro passo
Comprar um imóvel, principalmente através de financiamento, requer primeiramente reflexão. Embora seja o sonho da casa própria, deve-se agir com os pés no chão, analisando todas as possibilidades e condições de se arcar com esta responsabilidade.
Antes de tomar qualquer atitude, o primeiro passo está em avaliar suas opções de financiamento. O tempo para quitar a dívida é mais extenso e demanda estabilidade financeira. Independente de prós ou contras, não há dúvidas que graças à disponibilização de crédito, muitas pessoas puderam concretizar sonhos e você pode ser a próxima. Acredite!
Quer conhecer mais sobre economia? É fácil! Clique aqui.