Painel solar: tudo o que você precisa saber
A energia solar também é a base para uma excelente prática sustentável, os painéis solares.
O que é painel solar? Como funciona?
Há algum tempo, constatou-se que a energia solar, energia mais abundante no planeta Terra, além de atuar nos principais processos naturais, ainda é capaz de gerar energia elétrica através de equipamentos chamados painéis solares.
Isso acontece por que os painéis absorvem a energia do sol e a transformam em corrente elétrica. Sendo assim, a energia produzida pode ser utilizada para abastecer grandes redes elétricas, em larga escala, mas também gerar energia para áreas residenciais, em escalas menores.
A instalação dos painéis geralmente é feita nos telhados das residências, pois é um dos locais com maior incidência dos raios solares. Quando os painéis captam a energia solar, transformam-na em corrente elétrica suficiente para abastecer sua residência e para o fornecimento de água quente.
Quais são os tipos?
Estão disponíveis no mercado diversos sistemas de painéis solares, no entanto, os mais conhecidos são os que geram energia elétrica e térmica para áreas residenciais ou industriais. Confira!
-
Fotovoltaicos
Embora este seja o equipamento mais conhecido, o painel solar fotovoltaico ainda é pouco utilizado no Brasil. Mesmo oferecendo a excelente função da conversão de energia solar para elétrica. Este sistema ainda tem se restringindo às residências de alto padrão e usinas em algumas regiões.
A energia fotovoltaica pode ser utilizada no sistema de compensação energética, assim o consumidor ao instalar painéis solares que gerem um excedente de energia pode receber descontos na conta de luz nos meses seguintes, ou transferir o desconto para outros imóveis.
Os custos das placas fotovoltaicas são elevados, por isso esta opção não é tão atrativa para os consumidores brasileiros. Os preços variam de acordo com a eficiência desejada do sistema.
-
Aquecedores
Através da captação dos raios solares, os aquecedores convertem em energia térmica para aquecer a água em uso residencial ou industrial. Os dois tipos de aquecedores que mais se destacam no mercado são os com painel solar e o a vácuo. Quais são as diferenças entre eles?
O aquecedor com painel solar possui serpentina dentro de uma placa, assemelhando-se muito a um painel solar. Esta placa colabora com o aumento da área de captação solar, mantendo a energia térmica aprisionada no encanamento de água, evitando perdas para o exterior.
Já o aquecedor solar a vácuo é considerado um modelo mais eficiente embora não utilize painéis solares. Este tipo de aquecedor possui tubos de vidro fechados a vácuo e em seu interior passam os canos de água. Assim, a luz solar incide sobre a tubulação e a aquece, o que evita perdas de energia para o ambiente.
Práticas sustentáveis
A realidade atual do nosso planeta pede que encontremos formas alternativas de energia sustentável. Para evitar o esgotamento de recursos naturais básicos da nossa civilização. Devemos investir em sistemas e ideias que tenham como foco principal a tão necessária sustentabilidade.
Quer conhecer mais sobre sustentabilidade? É fácil! Clique aqui.