5 Dicas para negociar o valor do aluguel
Com paciência e bons argumentos é possível diminuir o valor do aluguel e fazê-lo caber em seu bolso. Neste post, trazemos algumas dicas de negociação.
Muitos são os critérios a serem levados em conta na hora de alugar um imóvel, sendo o mais importante deles o valor estabelecido pelo proprietário para a locação. Abaixo, listamos algumas orientações para quanto tiver chegado o momento de negociar a quantia que deseja pagar pelo imóvel de seu interesse:
1. PRIORIDADES: tudo começa quando você já sabe o valor que pode e quer pagar de aluguel. Considerado isso, é hora também de definir quais são as necessidades a serem supridas com aquele imóvel. Você pode estar à procura de um apartamento num determinado bairro, com uma quantidade específica de quartos, com garagem, mobiliado ou semimobiliado, e todos esses fatores interferem na hora da negociação. Ao conversar com o seu corretor, ele poderá expor as possibilidades a partir daquilo que mais convém a você.
2. ALTOS VALORES: não desanime se o imóvel dos seus sonhos possui um valor mais alto do que você está disposto a pagar. Esse é o momento ideal da negociação, especialmente se você souber que o imóvel em questão está disponível no mercado para locação há algum tempo. No geral, os proprietários preferem diminuir a quantia a ser paga ao invés de arcarem eles mesmos com os custos de um imóvel parado e isso favorece as suas possibilidades de barganha.
3. BENFEITORIAS: as negociações não precisam necessariamente envolver apenas o valor a ser pago. Elas podem envolver também a instalação da cozinha ou armários no quarto, por exemplo, e tais melhoramentos ajudam na hora de abater o valor do aluguel. Nesse sentido, entender o que você precisa e o que você pode conseguir é fundamental.
4. DIFERENTES CORRETORES: por vezes, os proprietários de imóveis os deixam em mais de uma imobiliária para aumentar as chances de locação. Se for este o caso, vale ir atrás de cada uma delas e proceder com as negociações para verificar qual delas possui o melhor custo-benefício para você.
5. ALUGUEL ADIANTADO: outra possibilidade de negociação é quando o locatário se dispõe a pagar mais de um valor do aluguel adiantado. Tal garantia para o proprietário colabora, e muito, nas chances de obter um desconto na quantia a ser paga.
No mais, se aquilo que deseja e aquilo que pode obter já está claro para você, vá em frente e comece as negociações. Não tenha medo de pedir ao seu corretor que o ajude nessa missão e consiga o melhor negócio para você. No final das contas, é sempre aquela velha história: o não você já tem, não é mesmo?