Seguro Fiança: oportunidade para inquilino e proprietário
Com a recente crise econômica em nosso país, tornou-se ainda maior a procura por alugar imóveis ao invés de compra-los. No entanto, uma das maiores dificuldades para o futuro inquilino é a falta de um fiador.
Ao perceber essa dificuldade, as imobiliárias vêm oferecendo uma oportunidade que substitui a necessidade de um fiador. Estamos falando do Seguro Fiança, mas se você ainda não conhece e não sabe como funciona, entenda agora mesmo!
O que é Seguro Fiança?
Há algum tempo, os fiadores têm tornado-se mais raros, além de proporcionar constrangimento ter que pedir a alguém para garantir o aluguel, entre outras taxas, caso o morador não possa efetuar os pagamentos.
Substituindo a figura do fiador, o Seguro Fiança é uma das opções que o proprietário de um imóvel pode ofertar ao novo inquilino. Além de estar previsto em lei, esta é uma oportunidade que pode ser contratada não somente em imóveis residenciais, mas também em propriedades comerciais.
Um dado interessante a ser ressaltado é a visível expansão da utilização desse serviço, que somente de 2005 a 2011 deu um salto de 300%, conquistando a participação de 30% entre as demais modalidades para garantia de pagamento de aluguel.
Para quem o Seguro Fiança oferece vantagens?
Após conhecer e entender um pouco mais sobre o serviço, é natural que você esteja se perguntando “Quem ganha com isso? Proprietário ou inquilino?” A resposta é que ambos são beneficiados com excelentes vantagens com o Seguro Fiança, conheça algumas delas:
-
Proprietário
– Rapidez no recebimento do aluguel;
– Garantia da locação;
– Oferta de coberturas adicionais (danos físicos ao imóvel, multa por rescisão contratual e pintura completa do imóvel).
-
Inquilino
– Agilidade na aprovação do contrato;
– Evita o desembolso imediato da caução;
– Mercado oferece parcelamento do seguro.
Atualmente, algumas imobiliárias já trabalham exclusivamente com esta modalidade de garantia do recebimento de aluguel, devido à resistência dos clientes aceitarem a caução. Não deixando de mencionar que dispensa a análise de cadastro realizada pela imobiliária e passa a ser feita por meio de seguradora.
Outra boa notícia, é que a maior procura por esse serviço aumentou a concorrência entre as seguradoras, promovendo boas quedas de preços ao longo do tempo. O crescimento da utilização do serviço do Seguro Fiança faz com que haja reduções em seu valor.
Quer conhecer imóveis que contam com o Seguro Fiança?
Acesse já nosso site madolimoveis.com.br