Aprenda a economizar poupando energia elétrica
Economize mais poupando energia
reajustes, a conta de luz acaba se tornando ainda mais salgada. O que nos resta é nos reeducarmos para poupar energia e só assim, reduzir os gastos. Portanto, nosso blog reuniu algumas ideias fáceis de serem aplicadas em seu cotidiano, mas que resultam na economia considerável de energia.
Tomadas: o consumo de energia não termina quando você desliga o botão de um eletrodoméstico. Portanto, tire os aparelhos que estão sem uso da tomada. Você pode conseguir uma economia de até 20% na próxima conta.
Leia mais sobre em “Tirar eletrodomésticos da tomada gera economia de 20% na conta de luz”.
Lâmpadas: cada vez mais as lâmpadas incandescentes estão fora de mercado, o que, naturalmente, fez com que as pessoas substituíssem pelas econômicas. No entanto, se ainda há alguma incandescente em sua casa, realize a troca o quanto antes. Existe também a opção das lâmpadas LED, que poupam ainda mais energia e iluminam na mesma intensidade. Apesar do benefício, as LED possuem preços mais elevados.
Passar roupas: ao retirar do varal a roupa seca, dobre e evite amontoar uma em cima da outra. Aguarde acumular uma boa quantidade de peças e passe todas de uma vez só. Lembre-se de começar a passar as roupas mais leves antes. Passe os jeans ou camisas com tecido mais pesado no final, pois o ferro estará mais aquecido.
Eletrodomésticos: Se você pretende adquirir um novo eletrodoméstico, procure pelo Selo Procel de Economia de Energia. Ele foi criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, programa do Governo Federal executado pela Eletrobras ainda em 1933. O Selo permite que o consumidor conheça entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia. Priorize a compra dos eletros que obtiverem eficiência “A”.
Geladeira: mantenha sua geladeira sempre limpa e organizada para encontrar os alimentos com maior facilidade. Isso evitará que você passe mais tempo procurando alimentos com ela aberta. Verifique também se a borracha da porta da geladeira está vedando corretamente, pois com o passar do tempo, é comum que se desgaste e necessite troca.
Chuveiros: o chuveiro é um dos equipamentos que mais consomem energia, sempre que possível o mantenha na temperatura “verão”, pois reduz o consumo em 30%. Procurar limitar o tempo do banho também é uma excelente atitude que gera economia.
Hora de economizar
Não há dúvidas que somos uma sociedade bastante dependente da energia elétrica, visto isso, exercemos um consumo sem moderações. Ter este tipo de hábito não beneficia ninguém, nem ao meio ambiente e nem a você que terá de desembolsar muito mais para arcar com os gastos. Faça por você, faça pelo nosso planeta.
Quer conhecer mais dicas sobre sustentabilidade? É fácil! Clique aqui.