Destinos paranaenses: Colônia Witmarsum
A Colônia Witmarsum foi fundada por alemães menonitas (grupo de denominações cristãs que descendem diretamente do movimento anabatista que surgiu na Europa no século XVI). Localizada no município de Palmeira, a colônia recebeu este nome em referência à cidade catarinense de Witmarsum de onde saíram os menonitas na década de 50.
A população de Witmarsum está estimada em 1500 habitantes, divididos em 5 aldeias que rodeiam o forte centro comercial local. A colônia também é referência na produção de leite e queijo. Dentre os seus atrativos, destacam-se as referências à cultura alemã presente, principalmente, em sua arquitetura.
O Museu de História Witmarsum é uma construção marcada por lambrequins que formam um rendado na madeira que circundam os beirais da casa. O museu preserva um impressionante acervo com móveis, objetos, peças, roupas antigas, fotos e equipamentos usados pelos menonitas que fundaram a colônia. O funcionamento do museu ocorre no período da tarde.
Foto: Rodolfo BUHRER / La imagem
Ouvir o diálogo entre as pessoas na língua alemã é totalmente corriqueiro dentro da colônia. O que chama atenção também é a culinária típica, como tortas, salsichas alemãs, os tradicionais eisbein (joelho de porco), chucrute e marreco recheado, além das maravilhosas panificações e geleias de vários sabores.
Foto: Luiz Costa / La Imagem
Para quem não quer deixar de conhecer este local encantador e adquirir estas e outras delícias, recomenda-se passeios aos finais de semana, pois aos sábados ocorre a feira do produtor das 9h às 12h. Além de produtos com qualidade, com certeza você será muito bem recepcionado!
Você também pode passar o final de semana, se hospedando em uma das pousadas e aproveitar o clima germânico regado a boas bebidas e fondue com queijos finos fabricados na cooperativa local.
Rota Colônia Witmarsum saindo de Curitiba
Pegue a BR 277 em direção a Ponta Grossa. Na altura do km 146 (depois do pedágio) você terá que se manter à esquerda para fazer um pequeno retorno (voltando a Curitiba). A entrada para a colônia está logo após a este retorno. Há placas indicativas.
Rota Colônia Witmarsum saindo de Ponta Grossa
Pegue a BR 376 em direção a Curitiba. A entrada da colônia fica no km 549, após o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAL). As estradas contêm pedágios.
Lembre-se que:
O passeio à colônia trata-se de um turismo rural, portanto vá com roupas e sapatos confortáveis. Leve chapéu, protetor solar e um traje de banho, caso queira dar um mergulho no rio depois da cavalgada ou passeio de trator.
No verão, a cidade de Palmeira pode chegar a 35º C. Mas faz bastante frio no inverno, com média de 10º, podendo chegar a abaixo de zero em períodos de geada. Vá preparado e aproveite bem este excelente e belo local paranaense.
Quer conhecer mais curiosidades? É fácil! Clique aqui.