
Dicas para agilizar o processo de locação
Se você pretende locar um imóvel, precisa estar ciente que existem procedimentos comuns para que tudo saia da melhor maneira possível (para inquilino e proprietário). Quando há certeza do imóvel que queremos locar, naturalmente temos pressa que esse processo ocorra o mais breve possível.
No entanto, compreenda que para agilizar realmente a locação, parte da responsabilidade está nas mãos do locatário. Se você está se questionando como deve proceder, este artigo lhe responderá com 3 dicas simples e fundamentais que prometem acelerar toda a parte burocrática. Vamos lá?
-
Reúna os documentos necessários
Esta é a primeira e mais importante etapa para tornar o processo de locação mais rápido. Na verdade, os documentos necessários para conseguir locar um imóvel podem variar bastante entre as imobiliárias. Nesse caso, você deverá consultar especificamente o que será necessário para locar de acordo com a imobiliária escolhida.
Aqui na Madol Imóveis, partimos do princípio de facilitar a vida do futuro morador, ou seja, reduzindo burocracias para que cada cliente possa rapidamente ocupar o imóvel que escolheu. Confira alguns dos documentos solicitados ao locatário em nossa imobiliária:
- CNH ou RG e CPF (cópias autenticadas em cartório);
- 03 últimos holerites e declaração de Imposto de Renda (se declarar);
- Certidão de casamento ou Nascimento (RG e CPF do cônjuge, cópias autenticadas);
- Comprovante de residência atualizado.
-
Envie a documentação
Após reunir os documentos exigidos, entregue à imobiliária. Lembrando que na atualidade existem diversas formas de realizar o envio da documentação.
Graças ao meio digital, hoje os documentos são comumente enviados via e-mail e até mesmo por WhatsApp. Estas são medidas que além de efetuarem uma entrega instantânea, também otimizam o tempo do futuro morador.
Por se tratar de documentos pessoais, também há quem prefira as medidas mais tradicionais para a entrega. Isto é, realizando o envio pelo correio ou indo pessoalmente a imobiliária que realizará a processo de locação.
Independente do meio escolhido, o que importa é que você envie todos os documentos solicitados o quanto antes. Este, certamente, é um dos fatores que mais interfere na agilidade dos procedimentos para locar.
-
Defina o modo de garantia
Como você já deve saber, para locar um imóvel é necessário oferecer formas de garantia. As imobiliárias de hoje oferecem vários modos além do tradicional fiador, como por exemplo:
- Caução;
- Título de Capitalização;
- Seguro Fiança.
Está com dificuldades para encontrar um fiador? Este post especial irá ajudar você: “Vai alugar um imóvel e precisa de um fiador”.
Além destas etapas, certamente é necessário que a imobiliária de sua escolha dê a atenção para o prosseguimento da locação. O que ocorre a partir da análise da documentação e elaboração do contrato.
Seguindo as dicas acima, os procedimentos necessários ganham muito mais agilidade. Como consequência, o contrato sai com rapidez e permite que outros processos que dependem do mesmo, como o pedido de ligação de luz na Copel, por exemplo, sejam feitos de modo antecipado.